VOCAÇÃO&PROFISSÃO

baby_020

Querido leitor, estou começando este artigo com uma pergunta: Você sabe qual é a diferença entre vocação e profissão? Si a sua resposta foi não, você esta no inicio de uma grande descoberta sobre o que você quer fazer  em sua vida depois disto que vou te falar a você meu amigo.me_ar_14

                                  Em nossa infância muitos perguntam: O que vamos ser quando crescermos? Crescidos vem outras perguntas: Que profissão vamos escolher para nossas vidas? ou Qual é a nossa vocação?, todas estas perguntas são muitos boas, porém há grandes erros ao falarmos em profissão e vocação. Profissão é o tipo de profissional que eu irei ser, vocação é o amor que tenho pelo que eu sou, como assim, se eu sou bom pai, sou uma boa mãe, bom padre, bom amigo e também um bom profissional da minha profissão. Muitos vê um médico e diz que ele é um ótimo profissional, perguntando ao mesmo médico se ele ama ou odeia sua profissão? se o mesmo responder sim ele sabe que sua profissão vem com amor, então, o mesmo sabe o que é vocação pela sua profissão , mas se o mesmo responder não  sua profissão é um fardo em suas costas; uma profissão com interesse ao dinheiro fica sem razão de existir e nada tem haver com vocação.

                                 No dicionário o globo define estas duas palavras da seguinte forma e no catecismo da Igreja Católica e em seu compêndio tem suas definições mais completa destas duas palavras, vamos as suas significativas:

  • Profissão► S.F. Ato ou efeito de professar; declaração ou confissão pública, ato solene com que alguém se obriga a uma ordem religiosa; estado ou condição social; modo de vida; emprego; ofício; ocupação; profissões liberais: medicina, a advocacia, o magistério, etc…. ( do latim profissione). ( Dicionário O Globo)
  • 2230► Quando se torna adultos, os filhos têm o dever e o direito de escolher sua profissão e seu estado de vida. Assumirão essas novas responsabilidades na relação confiante com os pais, cujas opiniões e conselhos pedirão e receberão de boa nova. Os pais cuidarão de não constranger seus filhos nem na escolha de uma profissão, nem na de um consorte . Este dever de discrição não os impede, muito ao contrário, de ajudá-los com conselhos prudentes, particularmente quando estes têm em vista constituir uma família. ( Catecismo da Igreja Católica)
  • 2231► Alguns não se casam para cuidar dos pais, ou dos irmão e irmãs, para se dedicar mais exclusivamente a uma profissão ou por outros motivos louváveis. Podem contribuir muito para o bem da família humana.  ( Catecismo da Igreja Católica)
  • 2433► O acesso ao trabalho e à profissão deve estar aberto a todos sem discriminação injusta: homens e mulheres, normais e excepcionais ou deficientes, autóctones e migrantes. Em função das circunstâncias, também a sociedade deve ajudar os cidadãos a conseguir um trabalho e um emprego.( Catecismo da Igreja Católica)
  • Vocação► S.F. Disposição natural do espírito; propensão; tendência; inclinação; tem vocação para música, talento: (teol.) chamamento; escolha; predestinação. ( do latim vocatione).( Dicionário O Globo)
  •    2021► A graça é o auxílio que Deus nos concede para responder à nossa vocação de nos tornar seus filhos adotivos. Ela nos introduz na intimidade da vida trinitária..( Catecismo da Igreja Católica)
  • 2030► É a Igreja, em comunhão  com todos os batizados, que o cristão realiza a sua vocação. Da Igreja recebe a Palavra de Deus, que contém os ensinamentos da “lei de Cristo( Gl 6,2). Da Igreja recebe a graça dos sacramentos, que o sustenta “no caminho”. Da Igreja aprende o exemplo de santidade; reconhece a sua figura e a sua fonte em Maria, a Virgem Santíssima; discerne-a no testemunho autêntico daqueles que a vivem, descobre-a na tradição espiritual e na longa história dos santos que o precederam  e que a Liturgia celebra no ritmo Santoral.   .( Catecismo da Igreja Católica)       

                                Através destas significativas das palavras Vocação e Profissão, não fiquemos com dúvidas quando perguntarem : QUAL É A NOSSA VOCAÇÃO? ou QUAL É A NOSSA PROFISSÃO?. Se você é jovem aconselho que vá em sua paróquia procura saber se lá existe a Pastoral Vocacional, se estiver entre e busque o que você é na vida e na sociedade, porque na pastoral não está lá somente para formar casais ou padres e sim indicar-lhe para qualquer profissão que você tem mais afinidade e também ser um bom pai ou uma boa mãe e também um bom sacerdote. E se a sua paróquia não tiver  a Pastoral Vocacional peça permissão a seu pároco se ele pode fundar a pastoral em sua paroquia; através desta mesma pastoral você descobrirá se tem ou não vocação para ser um bom padre ou qualquer outro tipo de grande profissional.

                                    Meu leitor, estou só dando o grão não a árvore, pois temos que ter coragem de procurar o que somos perante a este Reino que Deus que formar já aqui na terra. Então vai ficar ai parado, ou tipo assim vai correr ao encontro pessoal( Vocacional) ou profissional, boa sorte amado leitor, espero encontrá-lo muito alegre com você mesmo. Te amo, amigo leito.      

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO PARA PURIFICAR O AMBIENTE DE TRABALHO OU DA CASA

RESPEITO PARA COM DEUS