IRMÃO, O QUE SIGNIFICA?

workwalk            Quando vem em nossa mente a palavra irmão vem muitos significados e nenhum tem sentimento,  neste artigo estou escrevendo agora e estou  disposta em desvendar este mistério do nome irmão e principalmente em relação dos tais irmãos de Jesus, e  o que isto significa?, pois erros são ditos e ninguém vem a tona para falar sobre o assunto, enfim vamos lá!

               No dicionário procurei esta resposta e tudo vem para esclarecer sobre o assunto que está para ser revelado. Então, vamos a interpretação da palavra irmão no dicionário Aurélio Buarque: 

  1. Irmão:► 1.Filho do mesmo pai e da mesma mãe, ou só do mesmo pai ou só da mesma mãe, em relação a outro(s) filho(s); mano( fam.)/ 2.correligionário, confrade./ 3. frade ou religioso que não recebe as ordens sacras./4. membro de uma irmandade, etc. Feminino de irmão é irmã.
  2. Irmandade:► 1. Parentesco entre irmãos./ 2. Associação de caráter religioso; confraria.
  3. Irmana:► 1. tornar irmão; unir por laços fraternais, igualar, unir.

                Irmãos pode significar os nascidos do mesmo pai: Gn 4,9*, do mesmo pai ou da mesma mãe: Gn 42,15; Jz 9,5; os parentes: Gn 13,8; os pertencente a uma mesma tribo: 2Sm 19,12; pertencente ao mesmo povo: Ex 2,11; os pertencente à mesma natureza humana: Gn 5,5; Mt 5,22; 7,3; Hb 2,11; os nascido pela fé e pelo batismo invocam uma mesmo pai celeste: Mt 6,8-15; Jo 1,13; 3,5; At 10,23; Cl 1,2; 1Jo 3,9s.; 5,1.

OS IRMÃOS DE JESUS

Jesus ensindo o caminho

Irmãos de Jesus, são indicados Tiago, José, Judas, Simão; Mc 6,3, não se trata, porém, irmãos no sentido escritos, filhos do mesmo pai. Os evangelistas afirmam que Jesus foi o filho único da Virgem Maria: Mc 6,3; Jo 19,26s. Nem a motivo para supor que são filhos de São José tivesse filhos de um matrimônio anterior. Por outro lado, a palavras “ primo” não existe no hebraico e nem no aramaico. os “ irmãos de Jesus” tinha outra mãe que não Maria Santíssima. O Evangelho de São Mateus 27,56 menciona, entre as mulheres presentes à crucificação de Cristo, Maria, mãe de Tiago e José. Essa Maria é esposa de Cléofas, conforme Jo 19,25. Provavelmente se trata de uma irmã de Maria, mãe de Jesus. Portanto Maria e seu esposa Cléofas eram pais de Tiago e José. Eles tinham outro filho por nome de Judas, em sua epistola se diz irmão de Tiago. Este Tiago só pode ser filho de Cléofas , pois outro Tiago só pode era irmão de São João Evangelista, que era filho de Zebedeu. Resta Simão. Egesipo também o dá como filho de Cléofas. Não constam seus pais. Tenha-se em conta que Nossa Senhora é  chamada “ mãe de Jesus” e nunca “ mãe dos irmãos de Jesus”. Se Maria tivesse outro filho, Jesus não a teria confiado a João, filho  de Zebedeu. A família de Nazaré aparece com  três pessoas: Jesus, Maria e José. Aos doze anos, Jesus vai exclusivamente com Maria e José. 

QUESTÕES SOBRE OS IRMÃO DE JESUS
( OS SUPOSTOS IRMÃOS DE JESUS)

Muitos são os que nos indagam sobre o ensinamento católico de que Jesus é o Filho único de Deus é Maria Santíssima. Jesus, o Filho Unigênito ( único gerado) é parte fundamental da doutrina cristã. Pois por direito divino todo o Rei que falecesse, teria entregado o Reinado a seu filho primogênito morresse, o direito sagrado passaria ao próximo filho. Se Jesus não fosse Filho Único, com certeza, um de seus irmão teria que assumir o direito divino de edificar o Reino, e teríamos assim um novo messias.

Contudo a doutrina católica tem argumentos Bíblicos e não jurídicos:

QUEM SÃO OS “IRMÃOS” DE JESUS? Tiago, José, Simão e Judas ( Mt 12,46-48; Lc 8,19-20)

DE QUEM JESUS É FILHO? Jesus é filho de São José, o carpinteiro(  Mt 1,20-25; Lc 3,23-38; Lc 4, 22).

Os ditos irmão de Jesus não são filhos de José:

  • Tiago e João, são filhos de ZEBEDEU( pescador e não carpinteiro)► Mc 1,19; Mc 10,35, Mt 4,21-22.
  • Simão e André, são filhos de pescador, e não carpinteiro► Mc 1,16; Mt 4,18-19.

NA ESCOLHA DOS 12 APÓSTOLOS, PRESTE BEM ATENÇÃO, PARA NÃO SE CONFUNDIR.

  • Tiago e João► Pai é Zebedeu ( Mc 3,17)
  • outro Tiago► Pai é Alfeu ( Mc 3,18)
  • Judas( o Tadeu) aprece como irmão de Tiago nesta narrativa ( 10,3), veja que o detalhe do ponto e vírgula coloca-o junto com Tiago filho de Alfeu.
  • João nos afirma claramente que Jesus é o FILHO ÚNICO (Jo 1,18)
  • André, era irmão de Simão Pedro, e pergunta onde Jesus Mora? Eram irmãos e não viviam na mesma casa?( Jo 1,37-40)
  • Filipe também fala de quem Jesus é filho ( Jo 1,45)
  • José e Tiago tem mães diferentes de Jesus, mas a mãe deles tem o nome igual ao da mãe do Salvador( Maria), que era muito comum naquela época e até hoje na Palestina. Mas pensemos se Tiago e José fossem irmãos de Jesus, então porque o evangelista  não escreveu o texto assim “ Maria, mãe de Jesus, de José e de Tiago, se ela era  mesma mãe porque omitir Jesus?( Jo 19,25-27) e outro detalhe é que aparece também a mãe dos  Zebedeus ( Tiago e João).
  • O próprio evangelista diferencia, Maria, mãe de José e Tiago, da Maria Santíssima, mãe de Jesus( Mt 27,61; 28,1). Os evangelistas quando falam de Nossa Senhora usam o termo “ Maria, sua mãe”( Lc 2,34; Mt 1,18; Mt 2,11; Mt2,13; Mt 2,20) e nunca “outra Maria. Lucas vai mais além e diz que “ outra Maria” é a mãe de Tiago.( Lc 24,10).

OUTRO DETALHE: SÃO AS QUESTÕES GEOGRÁFICAS:

isra_flag

A família de Jesus era de Nazaré( Mt 2,23)

Os ditos irmãos de Jesus são de outra cidade. Quando Jesus muda para Cafarnaum encontra estes, que são discípulos( Mt 4,13). Ele encontra Simão, André, Tiago e a turma na beira-mar( Mt 4,18-21). Não podem ser irmãos, pois moram na mesma cidade. Nazaré não tem mar!Nazaré não tem mar!Nazaré não tem mar!Nazaré não tem mar!Nazaré não tem mar!Grava no seu coração esta afirmativa que Nazaré não tem mar!

Vemos que a questão dos irmãos de Jesus é um ensinamento anti-católico, do que teológico ou bíblico. É para atacar a virgindade de Maria, e assim, ensinar sua doutrina como correta. Mas podemos ver que só um pouco de aprofundamento na palavra de Deus e essas doutrinas caem por terra! com certeza o ensinamento católico é correto, são parentes próximos, e não irmãos de sangue “Bar”( palavra Hebraica para filho pode ser empregada até hoje para primos e parentes próximos). Os próprios protestantes tratam-se nas igrejas de “irmãos” e “irmãs”, são todos filhos do mesmo pais e mãe biológicos? É uma doutrina enganosa estas de nossos irmãos. É puro Anti-catolicismo, e nada a ver com a verdade! É puro Anti-catolicismo, e nada a ver com a verdade! É puro Anti-catolicismo, e nada a ver com a verdade! É puro Anti-catolicismo, e nada a ver com a verdade!

Quando falarmos de algum assunto temos ter a certeza do que falamos pois temos que ser coerente no assunto, se quiser aprofundar mais sobre o assunto vão a sites católicos para não ficarem na ignorância total. Ok!     

  

Sagrada Familia

TEM ALGUMA OUTRA CRIANÇA AO LADO DE JESUS NESTA CENA. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO PARA PURIFICAR O AMBIENTE DE TRABALHO OU DA CASA

RESPEITO PARA COM DEUS