IMAGENS, UMA QUESTÃO POLÊMICA

BXK25373_dscf9511-200                    Venho com mais uma questão polêmica muito questionada por muitos leigos sobre este assunto estou falando aos nossos irmãos protestantes e também de alguns irmãos católicos que não sabe dialogar em relação deste  assunto tão polêmico  e que todos  tem medo de falar, estou falando das imagens tão polêmicas. O que são as imagens? e que o dicionário nos fala em relação desta palavra? muitas são as perguntas e  poucas são as respostas. 

                  No dicionário procurei esta resposta e tudo vem para esclarecer sobre o assunto que é tão polêmico em   relação da palavra imagem. Então, vamos a interpretação da palavra no dicionário do nosso irmão Aurélio Buarque: 

IMAGEM:►Sf. 1. Representação gráfica, plástica ou fotográfica de uma pessoa ou de objeto./2. Representação plástica da Divindade, dum Santo, etc..../3. Estampa que representa assunto ou motivo religioso./ 4. Reprodução invertida da pessoa ou de objeto, numa superfície refletora./5. Representação mental dum objeto, impressão, etc....; lembrança, recordação./6. Metáfora.( Do plural► Imagens)

           Quando se fala deste assunto na linguagem bíblica temos que ter muito cuidado para não falarmos palavras que o próprio Senhor nosso Deus não disse sobre o assunto, meus queridos leitores,  neste momento temos que sermos precavidos em tal assunto polêmico, então é por isto que nesta área vou ser mais clara com todos e não enrolar o meio de campo. Então, vamos lá!  

Imagens► A proibição do Ex 20,4s e do Dt 4,15s aplica-se às imagens culturais. No Novo Testamento, a palavra “imagem” é usada às  vezes no sentido de expressão autêntica e adequada. São Paulo diz, por exemplo, que Cristo  é a imagem de Deus: 2Cor 4,4; Cl 1,15; 3,10; outras vezes, indica subordinação de uma ordem inferior a outra superior. Por exemplo: o cristão em relação a Cristo: Rm 8,29; a vida terrestre em relação às realidades espirituais: 1Cor 15,49; 2Cor 3,18. Neste sentido, se diz que o homem foi criado à imagem de Deus: Gn 1,26s; 5,1; 9,6; Sb 2,23; Eclo 17,1; Sl 2,23;

  • Tanto no Êxodo com no Deuteronômio, a proibição de imagens refere-se às imagens dos deuses estrangeiros e não a qualquer espécie de desenho , pintura ou escultura. Trata-se de ídolos e de figuras de deuses falso que tomava formas de pessoas, animais, astros, etc. . Tanto assim que o mesmo Deus mandou a Moisés fazer uma serpente de bronze. Essa imagem da serpente era prefigurativa de Jesus pregado na cruz: Jo 3,14s. Além disso, Deus determinou a Moisés fazer dois querubins para cobrirem o propiciatório: Ex 25,18ss. Salomão, quando construiu o templo, mandou fazer também querubins e outras figuras várias, entre leões e bois: 1Rs 7,29. Nem por isso o templo foi do desagrado de Deus. Com essas proibições, Deus procurava proteger o pequeno povo de Israel, cercado de tantos povos idólatras e ele mesmo propenso á  idolatria, do perigo dessa mesma idolatria. Portanto, ao recriminar os católicos, os protestantes deveriam primeiramente provar que as imagens de Jesus Cristo, Maria Santíssima e dos santos são realmente imagens daqueles deuses estrangeiros. Uma coisa é imagem, outra é ídolo. O mesmo  Deus proíbe fazer imagem( ídolo) mandou fazer imagens (não de ídolos), como a serpente de bronze, os querubins.

SOBRE A QUESTÃO DAS IMAGENS.

           Este é um tema muito discutido entre os católicos e protestantes, principalmente para justificar a doutrina anti-católica de determinadas igrejas. Porém esta leitura dos ditos “Evangélicos ou crentes” é fruto da má leitura da Bíblia. Fruto de uma leitura ao pé da letra ( uma leitura fanática) ou uma leitura incompleta ( Lê-se somente as partes da Bíblia que interessam).

           Conforme a Bíblia: Deus proíbe fazer imagens, e na mesma Bíblia Deus manda fazer…. Por que no Antigo Testamento: Uma Vez Deus proíbe? Outra vez Ele manda?.

            Cristo no Novo Testamento nenhuma vez proibiu o uso de imagem( pode procurar no Evangelhos todos), pelo contrário Ele mesmo se comparou a estátua da serpente erguida no deserto por Moisés ( Jo 3,14).

            Uma pergunta se no Antigo Testamento era proibido fazer imagens, por quê Cristo se comparou a uma? O problema não está na confecção das imagens, o problema está na IDOLATRIA, que é colocar alguma coisa no lugar de Deus. E isto não precisa ser só imagens de barro, pode ser  dinheiro, status financeiro, vaidade, até mesmo a Bíblia.

1.Os primeiros cristão usavam imagens( Argumentos históricos):

  • Usavam a famosa figura do peixe, que falava de uma verdade de fé “ Jesus Cristo era Filho de Deus e Salvado”. E as letras inicias da palavra grega usada para peixe, fazia um código. E os cristão se reconheciam pela imagem do peixe.
  • Existem várias estátuas de Cristo na época antiga, a mais famosa era o Cristo Bom Pastor que está no Museus Lateranense, em Roma. Outra imagem de Cristo dos primeiros séculos (datada de 350 DC) está no Museu Nacional, também em Roma.
  • Nas catacumbas romanas onde os cristão eram sepultados há várias imagens de Cristo, profetas e santos( datadas entre os anos 200 e 250 DC).

2. Na Palavra de Deus( Passagens Bíblicas): 

  • Deus mandou Moisés fazer uma imagem de serpente. E aquele que rezassem diante dela a Deus e se arrependessem, seriam perdoados( Nm 21,4-9).
  • Deus mandou fazer 2 imagens de anjos( querubins) e colocá-los sobre a Arca da Aliança, que era um lugar de adoração à Deus.( Ex 25,18-22)
  • Deus abençoou o Templo com as imagens gigantes de anjos( querubins).( 2Cr 3,10-13).

3. Na tradição cristã:  

  • Montar Árvore de Natal seria idolatria, pois o pinheiro é a única árvore que fica verde em meio a neve e ao rigor do inverno. Representa, assim, Cristo, que é vida no meio da morte! É também chamada de Árvore de Cristo, para muitos protestantes americanos. Então  os protestantes seriam também idólatras!os protestantes seriam também idólatras!os protestantes seriam também idólatras!os protestantes seriam também idólatras!os protestantes seriam também idólatras!
  • Representar o presépio não só com imagens, mas com gravuras e com filmes seria também idolatria, pois na condenação a Bíblia é clara, não se pode fazer representação de nada nem acima e nem abaixo do céu, nem na terra e nem nas águas!( Ex 20,4). Então festejar o natal, fazer representações do nascimento de Cristo seria um erro!Então  os protestantes seriam também idólatras!os protestantes seriam também idólatras!os protestantes seriam também idólatras!os protestantes seriam também idólatras!os protestantes seriam também idólatras!

Imagens nas Igrejas dão também, de imediato, um ambiente sagrado. Todos percebem que ali é um lugar de culto a Deus, uma casa de oração. Os protestantes também usam imagens em seus templos( sejam paisagens, imagens do Espírito Santo iluminadas em néon nos tetos, crucifixos) a proibição é contra todo tipo de imagem, então eles não poderiam usar nada, nem poderia ter livros de estudos dominicais( catequese), não poderiam fazer vídeos, etc.…. Este fanatismo contras as imagens católicas é um anti-catolicismo, é uma doutrina de gente má esclarecida” 

alarm03

 QUANDO ACONTECER O PISCAR ALERTA DO FANÁTISMO RELIGIOSO E PRECONCEITUOSO EM RELAÇÃO A ALGUMAS TRADIÇÕES DA IGREJA CATÓLICA OU DA IGREJA DOS PROTESTENTES TAMBÉM,  PESQUIZE ANTES DE FALAR COISAS QUE PODE OFENDER E MACHUCAR O SONHO DE DEUS, QUE É OS FILHOS UNIDOS NA PAZ E NA FRATERNIDADE.

LUTEMOS JUNTOS CONTRA O FANÁTISMO RELIGIOSO

flame

 QUE O FOGO DO ESPÍRITO SANTO NOS AQUEÇA NESTA LUTA, VINDE ESPÍRITO SANTO DE DEUS ACENDER OS CORAÇÕES DOS VOSSOS FIÉIS NA LUTA CONTRA O FANATISMO RELIGIOSO QUE MACHUCAM MUITOS.  AMÉM! AMÉM!

ESTAIS ESCRITO NA SAGRADA ESCRITURA( BÍBLIA)

Então Deus disse: “Façamos o home à nossa imagem e semelhança.” Gn 1, 26a.

 

AMADOS NÃO HÁ MOTIVOS PARA TANTA BRIGAS POR ISTO PEÇO PAZ A TODOS OS IRMÃOS EM CRISTO JESUS. E PONTO FINAL NESTE ASSUNTO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO PARA PURIFICAR O AMBIENTE DE TRABALHO OU DA CASA

RESPEITO PARA COM DEUS