Rosário de Maria- Religiosidade Popular

Rosario Mariano

Conta um dito popular que quem não sabe ler a Sagrada Escritura reza Ela recitando o Santo e Sagrado Rosário de Maria.

Em todos os lugares em que há uma igreja ou uma comunidade cristã em formação de Igreja Católica Apostólica Romana, vem em nossa mente, o que os católicos destes lugares fazem para serem tão perseverantes na fé? fiz uma pergunta como esta para o nosso Deus em oração e Ele me que existe dois grandes remédios de fé, um sendo o principal e importante que é a Amada Santa Eucaristia que é alimento para meu povo escolhido com muito amor e doação e o segundo é o Santo Rosário que está se difundindo pelo mundo todo dentro das santa igrejas doméstica que são as casas dos meus amados filhos que são vocês deste lindo mundo que construísse.

No sagrado Catecismo nos diz no artigo nº 1674 que nós fala o seguinte: Além da liturgia sacramental e dos sacramentais, a catequese tem de levar em conta as formas da piedades dos fiéis e da religiosidade popular. O senso religiosos do povo cristão encontrou, em todas as épocas, sua expressão em formas diversas de piedades que circundam a vida sacramental da Igreja como a veneração de relíquias, visitas a santuário, peregrinações, procissões, via-sacras, danças religiosas, o rosário, as medalhas religiosas, etc….

O Santo Rosário ele começasse invocando o Sinal da Santa Cruz rezando-a com muito carinho e devoção, após faz o oferecimento à Deus para esta linda e santa devoção te eficaz, e rezasse o Credo ( acreditando naquilo que estamos rezando) , o pai- nosso e as três Aves-Maria em intensão a Santíssima Trindade, os glórias ao pai e a ejaculatória de Nossa Senhora de Fátima e que se repitara em cada contemplação que fazemos durante a recitação do Rosário.

O Santo Rosário ele é dividido em quatros mistérios que são: Mistérios Gozosos ou da Alegria que são recitados nas segundas-feiras e sábados anunciando o Seu(Jesus Cristo, o Emanuel, Deus Conosco em nosso meio) nascimento em Belém até o Seu reencontro com sua Mãe bem amada e a bendita entre as mulheres junto com o seu esposo São José, pai adotivo de Jesus Cristo; Os Mistérios Luminosos ou da Luz são recitados sempre nas quintas- feiras, dia no qual toda a igreja orante se prostra diante do Santíssimo Sacramento exposto para adoração no Santo Altar, relembrando a sua vida pública com o Seu Batismo no Rio Jordão juntamente com a confirmação de Deus através do Espírito Santo confirmando que Jesus é o Filho Amado de Deus-Pais e o Messias esperado até a Instituição da Santa Eucaristia na Santa Ceia e se fazendo o primeiro Sacerdote régio; Os Mistérios dolorosos ou da Dor são sempre recitados na terças e sextas- feiras para nos relembrar da Sua paixão e morte no Nosso Senhor Jesus Cristo, crucificado nos recordo a Sexta-feira Santa conhecida como Sexta-Feira da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, e enfim os Mistérios Gloriosos ou da Glória são sempre recitados nas quartas- feiras e Domingos para que relembra-nos que Jesus Cristo vivo em nosso meio e convidando junto com Ele à ressuscitar todos os momentos de nossa vida, para que sejamos sempre uma Eterna Páscoa de Nosso Senhor durante que vivemos nesta vida terreno. Quando terminamos de contemplar os mistérios de cada dia, fazemos a oração de agradecimento e oferecemos para a Rainha de todos os Crentes viventes e fiéis em Cristo, Jesus, entoamos a Salve- Rainha e a ladainha de Nossa Senhora sempre Virgem- Maria, Mão de Deus( Jesus Cristo) e nossa.

O nosso Santo Padre o Papa Bento XVI em Aparecida após a oração do Santo Rosário disse aos presentes:’’_Convido-os a se tornarem profundamente missionários através do Santo Rosário, o Padre Patrick Peyton, CSC disse esta frase linda para quem reza o Santo Rosário:”_Família que reza unida permanece unida``, e muitos falam sobre o Santo Rosário se quiserem procurar sobre o que o Rosário representa em nossa vida de cristão vá ao seu sacerdote e peça explicação sobre o assunto ou procurem algum site católico.

Em seguida vem o esquema para bem reza-ló :

1º. Faz o Sinal da Santa Cruz

2º. A Oração do Oferecimento

3º. Na Cruz rezasse o Credo

4º. Na primeira Conta grande ( bolinha Grande) rezasse o Pai- Nosso

5º. Nas três contas pequenas ( bolinha pequenas) rezasse as três Aves-Marias intensão as três Pessoas da Santíssima Trindade ( O Pai e o Filho e o Espirito Santo).

6º. Antes da Segunda conta grande rezasse o Glória ao Pai e a jaculatória de Nossa Senhora de Fátima.

7º. Anunciar e meditar o primeiro mistério rezando o Pai- Nosso, as dez Aves- Marias, o Glória ao Pai e a jaculatória, assim sucessivamente até terminar quinto e último mistério contemplado.

8º. No final do quinto mistério contemplado faz as orações finais que são: do Eterno Pai, do Agradecimento, a Salve- Rainha e a Ladainha de Nossa Senhora e o oremos, enfim seguindo estas recomendações você e sua família vão rezar o Santo Rosário calmamente.

Quadro dos mistérios divididos durante a semana.

Domingo

Segunda-feira

Terça- feira

Quarta- feira

Quinta- feira

Sexta- feira

Sábado

Mistérios Gloriosos

Mistérios Gozosos

Mistérios Dolorosos

Mistérios Gloriosos

Mistérios Luminosos

Mistérios Dolorosos

Mistérios Gozosos

Meus queridos leitores com essas explicações eu desejo do fundo da minha alma uma linda e fortificante Paz de Jesus e um lindo e gostoso Amor de Maria, fiquem em Paz. Amo a todos, de sua amiga Jussara, sua irmã em Cristo, Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO PARA PURIFICAR O AMBIENTE DE TRABALHO OU DA CASA

RESPEITO PARA COM DEUS