O que é e como é formado o Ano liurgico da IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANAo


O Ano Litúrgico é o calendário religioso onde revivemos e celebramos a presença do mistério da nossa salvação, centrado na pessoa de Jesus Cristo e se divide em três evangelistas que são : Mateus, Marcos e Lucas.


COMO SURGIU O ANO LITÚRGICO?


O ano litúrgico surgiu depois da Morte e Ressurreição de Jesus, onde os primeiros cristão começaram a se reunir para celebrar a Ceia do Senhor e recordar a sua Morte e Ressurreição. Esta Ceia era para eles a memória da pessoa de Jesus no meio deles. Eles se reuniam no domingo , porque foi num domingo que Jesus ressuscitou ( primeiro dia da semana : Jo 20,1)
Como no passar do tempo, estabeleceram um domingo durante o ano, em que se fazia um festa maior para comemorar a data histórica da Ressurreição: assim surgiu o DOMINGO DA PÁSCOA. Este dia era a maior festa do ano para os cristãos. E para que ela fosse festejada, surgiu a quaresma como um tempo de preparação à Páscoa.

COMO É FORMADO O ANO LITÚRGICO?


O Ano litúrgico é o desdobramento dos diversos aspectos do único mistério pascal. Isto vale muito particularmente para o ciclos de festas em torno do mistério da encarnação (Advento, Natal, 2º domingo de Natal, Epifania do Senhor e Batismo do Senhor) que comemoram o começo da nossa salvação e nos comunicam as primícias do Mistério da Pascoa.
O Ano litúrgico é formado por dois grandes ciclos e um tempo de perseverança: O CICLO DE NATAL , O CICLO DE PÁSCOA e TEMPO COMUM (Perseverança na fé).
O CICLO DE NATAL ele é formado em Advento, Natal, 2º domingo de Natal, Epifania do Senhor e Batismo do Senhor.
A comemoração da festa do Natal apareceu no século IV, a Santa Madre Igreja vendo que o povo estava em demasia adorando um deus pagão chamado de deus sol que era comemorado dos os anos no dia 25 de dezembro , ela e aos poucos foi entronizando a festa natalina no calendário oriental que está até a atual data se, nenhuma modificação , deste modo o povo cristão deste foi dando mais enfase ao nascimento de Jesus e foi largando o que era de uma fé originariamente pagam. Assim que a Igreja formalizou o CICLO NATALINO deste do advento ate o dia do Batismo do Senhor. O Natal é celebrado no dia 25 de dezembro.
O CICLO DE NATAL ele é preparado com o advento, nele preparamos o natal, em quatro semanas. Neste tempo cultivamos a esperança que foi a dos profetas, de João Batista e de Maria( Virgem Maria).
O ADVENTO é ponto de partida e o ponto de chegada do Ano Litúrgico. É tempo de purificação da vida pela justiça, tempo de alegria pela espera do Salvador. Este tempo termina no dia 24 de dezembro com a VIGÍLIA DE NATAL.
O CICLO DE PÁSCOA ele é constituído em Quarta-feira de cinzas, Quaresma, Tríduo Pascal, Tempo Pascoal, Ascenção do Senhor e Pentecostes.
O CICLO DE PÁSCOA ele é preparado com o tempo da Quaresma que tem inicio na quarta-feira de Cinzas e termina na quarta-feira da Semana Santa. É o tempo forte de penitência, de jejum e de oração em preparação à Páscoa. Compõe-se de cinco semanas. Ele e celebrado com a Páscoa que começa na quinta-feira santa com a instituição da Santa Eucaristia, na Sexta-feira feira santa o povo recorda os ultimas horas que Jesus foi torturado e levado a Cruz santificando-a para ser venerada sendo ela o começo da nossa salvação e redenção.
O ponto mais alto deste tríduo é a Ressurreição de Jesus onde o povo fica de vigília para recorda o que a Santa e Sagrada Escritura nos fala que ele deveria ser crucificado, morto e sepultado para que no primeiro dia da semana ele ressuscitaria, esta celebração se chama Vigília Pascoal. Inciando o tempo da páscoa ele é prolongado com o período pascoal que dura 50 dias, que vai até a festa de PENTECOSTES, onde celebramos a vinda do Espírito Santo.
Os ciclos do Natal e Páscoa são completados pelo TEMPO COMUM.
Após o domingo do Batismo de Jesus começa a primeira parte do tempo comum que é interrompido na terça-feira antes da quarta-feira de cinzas. E na segunda-feira após a festa de pentecostes recomeça a segunda parte do tempo comum e vai até a festa de Cristo Rei.
Há uma espiritualidade própria em cada tempo do Ano litúrgico.
Anualmente o Ano Litúrgico apresenta o mesmo mistério iluminado diferentemente pelos três evangelistas: Mateus ( ano A), Marcos ( ano B) e Lucas ( ano C).
No Ano Litúrgico as semanas no tempo comum são divididas em anos pares e ano impares tendo um ciclo bienal de leituras, possibilitando a leitura bíblica mais acessível para quem a lê.
No Ano Litúrgico regido por cores litúrgicas e elas são empregas na ornamentações do altar e dos ministros nas celebrações. No nosso rito romanos se empregam: o branco ( nos tempos da Páscoa, Natal, e nas festas do Senhor, de Nossa Senhora e dos Santos), simbolizam a glória, a alegria; o verde( nos domingos durante o ano) simbolizando a esperança; o roxo ( domingos e dias da semana da quaresma e do advento e nas missas pelos fies defuntos), simbolizando a tristeza, a penitência; o vermelho( sexta-feira santa, pentecostes e festas dos mártires), simbolizando a caridade e o sacrífico dos santos mártires da Santa Madre Igreja.
OBSERVAÇÃO: no Ano Litúrgico ele também tem uma outra divisão, ele é dividido em Ano Jubilar ou Ano Sabático.
O Ano Jubilar é um instituição de origem sacerdotal. Inspirada no sábado, dia em que cessam as atividades, quer instituir o fim das dívidas. De cinquenta em cinquenta anos todas as propriedades alienadas deviam que voltar aos seus donos originais ou aos seus herdeiros ( cf. Lv 25,10 ou nota). Não há confirmação se de fato se pôs em prática esta instituição. Mas Jesus, ao anunciar ¨um ano de graça do Senhor” ( Lc 4,19), provavelmente está se referindo ao perdão do Ano Jubilar.
O Ano Sabático era o último de um período de sete anos. Nele um escravo hebreu tinha direito de recuperar sua liberdade ( Ex 21,2-6); os campos e olivais deviam ficar inexplorados (23,10s). veja Levítico 25,2; Deuteronômio 15,1; Jeremias 34,8 e respectivas notas.

CALENDÁRIO ANUAL DE LITURGIA


O calendário anual de liturgia da Igreja ele se divide em três evangelistas que contam em torno do ano atual de quem é e o quem foi Jesus no meio dos primeiros cristão contando em forma resumida e detalhista da missão de Jesus nos tempos antigos e atuais, e ele se divide deste jeito Ano A e do evangelho de Mateus, Ano B e do Evangelho de Marcos e o Ano C e do Evangelho de Lucas, cada um dos Evangelho conta uma característica de Jesus, que vem a seguir:
Evangelho de Mateus fala principalmente o que mostra Jesus sendo ele o Mestre da Justiça. Evangelho de Marcos quer nos mostrar quem é Jesus, como ele é , tando uma grande interrogação, você sabe quem é Jesus realmente? Quem é Jesus?. E no Evangelho de Lucas vem nos mostrar a vida de Jesus deste de sua concepção mostrando a força de Nossa Senhora a Virgem Maria transportando nos a sua vida pública desta da sua infância até perseguição dos fariseus e dos reis causando com a sua morte e Ressurreição gloriosa e enfim o Evangelho de João vem ao longo do ano litúrgico dando aos quem lê a Sagrada Escritura que temos tê-lo com o principio e o meio de toda historia, sendo ele o caminho, a Verdade e a Vida de todos os seres vivos.
Em alguns momentos do Ano Litúrgico o Evangelho de Jesus Cristo escrito pelo evangelista João aparece no segundo domingo do tempo comum nos anos A, B e C e no décimo sétimo domingo, no vigésimo domingo ele aparece somente no ano B do calendário, no trigésimo quarto domingo ele aparece somente no ano B. Durante a semana do advento o Evangelho do evangelista João aparece somente na sexta-feira da terceira semana do advento e em dias que antecedem e nos dias 2/3/4/5/7 de janeiro ele aparece novamente. Na quaresma ele novamente aparece na quarta e quinta semana da quaresma; na semana santa nos dias de segunda-feira, terça-feira e quarta-feira santa novamente reaparece, no domingo de Páscoa até a Ascensão do Senhor, no sétimo domingo da Páscoa e no domingo de Pentecostes.
Em algumas data do ano civil ocidental é colocado o evangelista João, no dia de Corpus Christi no ano A, em julho no dia 3 dia de São Tomé( Apóstolo), em agosto no dia 10 dia de São Lourenço, em setembro no dia 14 dia da Exaltação da Santa Cruz, em 29 em Honra ao três arcanjos( Miguel, Gabriel e Rafael), em outubro no dia 12 dia de Nossa Senhora Aparecida, em novembro no dia 2 e o dia em Homenagem ao Fiéis defuntos e em dezembro no dia 27 dia em homenagem a São
João evangelista e apóstolo. Em fim o povo cristão consegue conhecer a Sagrada Escritura toda através deste calendário que foi organizado para facilitar o manuseio da Bíblia.
Ao primeiros cristão dividiu o em um calendário civil no qual todos pudessem se localizar mais rapidamente de acordo com o ano no qual está vivendo ,assim que segue este calendário.
Se eu esqueci algumas coisa me perdoa por que estou iniciando neste ramo de informação agora.


Beijos de sua amiga de hoje é sempre, Jussara

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO PARA PURIFICAR O AMBIENTE DE TRABALHO OU DA CASA

RESPEITO PARA COM DEUS